domingo, 21 de julho de 2013

Escolas substituem cadernetas de papel pelo Diário de Classe Eletrônico

Diário de classe de papel já era! Em substituição àquele volume de "cadernetas" que os professores teriam de manusear, todos os anos, surge agora - na plataforma do Sistema de Informações da Educação de Pernambuco, o SIEPE, o formato eletrônico. A mudança será gradual e começará, inicialmente, em 100 (cem) escolas. As unidades precisam - necessariamente - atender a critérios de infraestrutura (rede física e rede lógica).

Pelo visto, os técnicos da Gerência Geral de Tecnologia da Informação e Comunicação - GGTI terão muito trabalho, uma vez que o que se observa - em grande parte dessas escolas - é uma conexão à internet capenga, deficitária. Especialmente quando os professores precisam compartilhar o acesso com os tablets dos estudantes.

Elogios, no entanto, aqui cabem: o meio ambiente agradece à iniciativa desta permuta. Serão menos árvores cortadas e, portanto, uma perspectiva de impacto atenuado. Outra questão tem a ver com a transparência das informações e a impossibilidade, pelo menos no campo virtual, de fuga aos eixos e temáticas propostos para cada série. Os pais poderão, de casa e com maior automaticidade, acompanhar o rendimento do filho.

Na GRE Mata Centro (Vitória de Santo Antão), apenas a Escola de Referência em Ensino Médio de Bezerros consta na relação publicada no Diário Oficial do último dia 19, através da Instrução Normativa nº 04/2013, que não teve efeito retroativo e, deste modo, entrou em vigor a partir da data de sua publicação. Em 2014 mais escolas migrarão para esse formato.

Confira aqui a Instrução Normativa nº 04/2013 e a relação completa das escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário