domingo, 24 de novembro de 2013

Cine NEGRa, um cinema em sala de aula para discutir sobre o preconceito e a discriminação racial na escola


Para contribuir com os estudos e o debate sobre o MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA, o NEGRa, Núcleo de Estudos de Gênero e Raça da EREM Bezerros instituiu o Cine NEGRa, salas de cinema para exibir filmes, entre os dias 18 e 21 de novembro, que tratam sobre a discriminação racial e o preconceito. A ação é fruto de uma das linhas de pesquisa (Gênero e Raça) do NEGRa e faz parte do cronograma de atividades - desde o início do 2º semestre letivo.

As sessões e debates foram apresentados em turmas dos 2º anos do Ensino Médio nas aulas de Direitos Humanos, Filosofia, Sociologia e Língua Portuguesa, com os professores Adalberto Monteiro, Marcelo José e Missimere Carvalho e contou com a colaboração dos professores Antônio Simões NetoBetânia BezerraDalka Rogéria, Djair Batista, Flaviano Félix, Maria José e Rosimere Lima.

Com a criação do Cine NEGRa, assim como ocorreu com o SARAU DE CHICO, a ideia é a de fomentar a pesquisa e a discussão, para além do espaço escolar. Em razão disto é que foi criado o grupo NEGRa na rede social FACEBOOK, onde a comunidade escolar participa, interage e discute com educandos, educadores e especialistas atrelados à Secretaria da Mulher do Estado de Pernambuco. É interessante conferir a capacidade argumentativa desses estudantes, em defesa de seu ponto de vista.

Para Viviana Santiago, pedagoga e especialista nos estudos de Relações de Gênero na Educação, trata-se de um "... espaço (...) muito rico. Toda oportunidade de dialogar é também uma oportunidade de aprendizagem e crescimento." Já o estudante Júlio Alves, 2º C, disse estar "... gostando muito dos debates em sala de aula. Antes, nem parava pra refletir sobre esses temas, e agora fico procurando refletir cada vez mais", completou.

Leia, abaixo, alguns comentários de estudantes sobre o Cine NEGRa:

"Gostei muito da brilhante ideia do 'Cine NEGRa'. Podemos perceber que não existe ninguém melhor (...) filme perfeito,'Tempo de matar'. (por Geyvison Lucas, 2º ano C)

"O projeto 'Cine NEGRa' está sendo ótimo para abrir nossas mentes. Querendo ou não, existe uma ponta de preconceito em cada um de nós. Antes, não tínhamos tantos debates e conversas sobre tal assunto, o que não nos ajuda muito para enxergar o quão absurdo é esse preconceito e a que ponto ele pode chegar. Um preconceito que, nos tempos de hoje, com toda essa modernização, ainda continua vivo dentro de nós; um motivo de sincera vergonha para mim e para muitos que não concordam com tal preconceito, que ao seu ver não importa se somos negros, amarelos, pardos ou brancos. O que verdadeiramente importa é que somos HUMANOS e IGUAIS uns aos outros, querendo ou não." (por Juliana Carolaine, 2º ano A).

"Estamos inseridos em uma sociedade em que o desrespeito prevalece e isso ficou bem claro no filme a que assistimos. Precisamos ter em mente que não existe ninguém superior ou inferior, e é isso que o filme quer relatar. Por que tanto racismo/desrespeito, só por conta de um pigmento, se no final somos todos iguais? A melanina não vai definir seu caráter. É uma pena que ainda hoje existam pessoas que julgam os outros pela roupa, pela cor, pela religião ou pela condição financeira. Não existe necessidade de ter só um dia de consciência negra, mas sim um dia em que todos nós pudéssemos comemorar o dia em que o respeito prevalecesse na nossa sociedade. Temos que nos conscientizar e rever nossas atitudes. Afinal, somos todos iguais, independentemente de ser negro, branco, pardo ou mestiço." (por Jefferson Silva, 2º ano C).

"Bom, o filme a que assistimos hoje foi muito emocionante, com a intensão de mostrar que somos todos iguais, independente de cor ou classe social, pena que é só em filme. Mas podemos mudar essa realidade, com certeza. Chega de racismo! Nem negros nem brancos, apenas povo brasileiro." (por Alynne Almeida, 2º D)

Quer saber mais, clique aqui e confira as contribuições de especialistas e educandos da Escola de Referência em Ensino Médio Bezerros.

2 comentários:

  1. Foi uma uma ÓTIMA ideia essa, de criar o CINE NEGRa, pois nos ajudar a refletir sobre o que realmente é certo, através de filmes, debates em sala, enfim. Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Foi uma uma ÓTIMA ideia essa, de criar o CINE NEGRa, pois nos ajudar a refletir sobre o que realmente é certo, através de filmes, debates em sala, enfim. Adorei!
    Marcelo está de parabéns!!

    ResponderExcluir